Brasil precisa avançar nas estratégias de cyber security e guerra da informação

A opinião é do consultor do Instituto Sagres, Humberto de Sá Garay, que abordará o tema no Seminário de Segurança LAAD, que acontece em abril no Rio de Janeiro

“Nosso país possui um terreno fértil para cyber security. Entretanto, de forma geral, o Brasil é despojado de planejamento e ações integradas, no âmbito público e privado, para a adoção de uma estratégia transinstitucional que motive transversalmente o crescimento intelectual pela inovação e o acompanhamento do avanço tecnológico”, avalia o consultor em Inteligência e Desenvolvimento de Sistemas Estratégicos do Instituto Sagres - Política e Gestão Estratégicas Aplicadas, Humberto de Sá Garay. Para ele, é necessário que no ambiente competitivo e de defesa o aprimoramento de normativas internas seja guiado por programas e políticas de compliance.

Garay vai aprofundar a discussão do tema no Painel “Estratégias de Cyber Security e Guerra da Informação”, que faz parte do V Seminário de Segurança LAAD, realizado paralelamente à LAAD Security 2016 – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa. O evento acontece de 12 a 14 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro, com a proposta de discutir as principais tendências, fomentar o intercâmbio de tecnologias e incentivar a integração entre segurança pública e segu-rança privada.

Em sua palestra, o consultor do Instituto Sagres abordará a utilização estratégica da Netnografia (técnica que analisa o comportamento de indivíduos na Internet) e a análise de redes sociais como instrumento para a produção de inteligência no ciberespaço, tendo por base os protestos e recentes manifestações sociais no Brasil e as ações terroristas ocorridas em Paris em novembro de 2015. Ele vai, também, fazer uma paralelo entre estes fatos e o cenário da interceptação telefônica e de dados (financeiros e de redes sociais) em operações de inteligência e investigação criminal complexa em fraudes corporativas e delitos econômicos e de corrupção.

Humberto de Sá Garay ressalta que o Brasil avançou significativamente na implantação de estraté-gias de cyber security nos últimos anos. Cita o Marco Civil da Internet, instituído através da Lei número 12.965, de 23 de abril de 2014, e a criação do Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (CDCiber/EB) como exemplos de evolução nos campos normativo, organizacional e de infraestrutura.

Wikileaks - Sobre o Wikileaks, Garay destaca o papel da polêmica organização como difusor de informações secretas mantidas principalmente por governos, especialmente daquelas que ferem os direitos dos cidadãos. “No Brasil, as ações de Edward Snowden promoveram maior impacto e re-percussão. Além de corroborar para a instalação da CPI da Espionagem provocou, no mínimo, uma reflexão sobre a fragilidade do cenário de cyber security e produziu maior velocidade aos in-crementos proporcionados pela legislação”, explica.

Sobre a LAAD Security
A LAAD Security – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa – reúne empresas naci-onais e internacionais que fornecem tecnologias, equipamentos e serviços para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Forças Armadas, Law Enforcement, Homeland Security e gestão de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica do Brasil e América Latina.

O evento, que deverá receber 12 mil profissionais, reunirá mais de 100 marcas apresentando solu-ções em autenticação, controle de acesso e vigilância; emergência, salvamento e resgate; equipa-mentos pessoais e táticos; cyber security; ópticos e optrônicos; munição e armamento; perícia cri-minal e forense; transmissão e comunicação; veículos; entre outras.

Por mais de 65 anos, a Clarion Events dedica-se à promoção e organização de feiras de negócios, eventos e congressos. Reúne aproximadamente 700 mil pessoas e 12 mil expositores e patrocina-dores em mais de 200 eventos realizados ao redor do mundo. A Clarion Events tem presença global – atua em 12 escritórios em 9 países diferentes e está no Brasil desde 2008.

Serviço:
LAAD Security 2016 - Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa
Data: 12, 13 e 14 de Abril de 2016
Local: Riocentro - Pavilhão 4 - Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Horário da Exposição: 12 e 13 de Abril - das 10h às 18h e 14 de Abril - das 10h às 17h

Assessoria de Imprensa – LAAD Security 2016
11 - 3230-7434 / 13 – 3304.7437 - 3304.7438